segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

NEGRA DO CABELO DURO? SEM NOÇÃO

Chega pertinho do carnaval começo a escutar com mais frequência a música "Nega do cabelo duro", não importa se é cantada pelo planet hemp ou por qualquer um que se julgue não racista ESSA MÚSICA OFENDE, NUNCA DEIXOU DE OFENDER. Pior é quando tu vai em uma festa que tu espera, ingenuamente, que tenha um público sem preconceitos, mas quando essa música toca todos começam a cantar e tu, como um dos únicos negros ali (Sou de
Pelotas (RS) sou sempre a única negra em quase todos os lugares que eu vou) se força a escutar aquilo até o fim. Por meio desde post gostaria de enegrecer essa questão pra todxs, porque realmente acho que é desconhecimento que faz com que essa música ainda toque por aí. Desconhecimento ou um racismo tão institucionalizado que permite falar mal do cabelo do negro com uma naturalidade absurda, porque dizem que é o cabelo "diferente", o cabelo que precisa se adequar aos padrões eurocêntricos de beleza pra ser aceito. Então que fique bem dito: ESSA MÚSICA É RACISTA, ESSA MÚSICA OFENDE, ESSA MÚSICA MACHUCA.

Se não acredita pergunte para qualquer mulher negra se ela não sofreu bullying na escola repetidamente com essa música, acho que nem precisa exemplificar tanto, né, 9 em 10 mulheres dirão sim. Se algo como uma música oprimi alguém, nesse caso vários alguéns, alguma coisa está muito errada. Por isso não perpetuem esse comportamento, não reproduzam essa música, tentem não fazer parte daqueles que vão fazer uma menininha negra voltar triste pra casa, se olhar no espelho e se odiar por ser ela mesma. No meu caso uma mulher negra de 23 anos que por mais que o tempo tenha passado toda vez que escuta essa música volta aos 8 anos de idade e se sente, de novo, profundamente quebrada por dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário